top of page

Sobre Nós

O Coro Gregoriano Solemnis tem como objectivo a divulgação do canto litúrgico por excelência, na sua vertente musical e na língua latina que o enforma, seguindo o espírito dos monges de Solesmes.

 

Fundado em 1995, e constituído por elementos com larga experiência na arte do canto gregoriano, tem tido uma actividade intensa por todo o país, com participações em celebrações litúrgicas e concertos, a convite de diversas entidades.

 

Fazem parte do Coro Gregoriano Solemnis António Lopes, Duarte Ferreira, fr. Fernando Ferreira, João Crisóstomo, João Luís Ferreira, Jorge Santos, José João Gomes, José Luís de Matos, José Mendonça, Manuel de Freitas Carvalho, Manuel de Matos, Nuno Henrique Silva, Pedro Carvalho e Tiago André.

 

A sua direcção musical está, desde a sua fundação, a cargo do professor João Crisóstomo.

João Crisóstomo

 

 

Licenciado em Direcção Coral pela Escola Superior de Música de Lisboa, estudou direcção coral com Pierre Koelin, Michel Corboz e José Aquino, e foi durante vários anos professor da Escola de Música do Conservatório Nacional, onde concluiu o Curso Superior de Canto de Concerto.

 

Foi componente do Coro Gulbenkian durante cerca de trinta anos, sendo ao longo de quinze um dos assistentes de direção. Dirigiu ainda diversos outros coros, nomeadamente o Coro da Basílica da Estrela, o Coral Paz e Bem, que fundou em Oeiras, o Coral Vértice, o Coro do Metropolitano de Lisboa e o Coro da Região Sul da Ordem dos Engenheiros. Presentemente dirige o Coro de Gregoriano Solemnis.

bottom of page