Sobre Nós
Fundado em 1995, em Lisboa, o Coro Gregoriano Solemnis dedica-se à divulgação do Canto Litúrgico por excelência.
Desde então tem-se apresentado regularmente em igrejas, conventos e seminários por todo o país, integrando celebrações das mais diversas solenidades do Tempo Litúrgico, festivais de música antiga e atividades pedagógicas dedicadas ao canto gregoriano, como as Semanas de Estudos Gregorianos (Lamego e Viseu) e as Oficinas de Canto Gregoriano de Évora.
Ao longo dos anos viveu momentos de profunda intensidade espiritual e cultural, com destaque para os concertos e celebrações realizados a convite do Patriarcado de Lisboa, da Universidade Católica Portuguesa e da Sé Patriarcal. Entre estas participações incluem-se o ICNE, as Catequeses Quaresmais, a Missão Metrópoles e o Jubileu dos Artistas no Mosteiro dos Jerónimos.
O seu percurso inclui também presença em eventos marcantes como o Dia da Santa Sé na Expo 98, o Festival de Música de Moura, a VII Temporada de Música de Santiago do Cacém, as II Jornadas de Estudo dos Capuchos (Convento da C. Caparica) e a Semana Musical de Mafra (Convento de Mafra), e em Lisboa integrou o Ciclo de Concertos das Igrejas da Baixa-Chiado, o XI Festival Internacional de Órgão, o II Festival de Música de Santa Catarina, o Museu da Música, a Sé de Lisboa (em concertos promovidos pelo Centro Ward – Júlia d’Almendra), o Concerto de Natal da Academia das Ciências e a Trezena a Santo António, por iniciativa do Museu de Lisboa.
A convite de entidades oficiais, privadas, igrejas e associações, o coro tem-se apresentado em celebrações litúrgicas e concertos em diversas localidades, incluindo Alcobaça (Mosteiro), Alenquer, Guimarães (Semana Santa), Almada (Ano Paulino), Arronches, Caldas da Rainha, Ericeira, Funchal, Fátima, Loures, Penafirme (Seminário), Santarém (Sé), Sesimbra, Setúbal, Sintra, Varatojo (Convento), Vendoma e Vila Flor.
A sua discografia inclui três registos, dedicados à liturgia do Advento e Natal (2010), à Paixão e Páscoa (2012, Edições Paulinas), e a Nossa Senhora (2014, Edições Paulinas).
Durante mais de duas décadas a direção musical esteve a cargo do Prof. João Crisóstomo. Atualmente, o coro prossegue o seu trabalho com o mesmo espírito sob a orientação de João Luís Ferreira.